Esquerda Digital

sexta-feira, 22 de julho de 2011

" Kassabidão"

kassab paga salário dos trabalhadores atrasado, mas ele recebe

Com um “valor expressivo” retido em função de uma dívida e sem conseguir pagar de uma vez todo o funcionalismo municipal, a prefeitura de Martinópolis, em São Paulo, resolveu pagar conforme um “alfabeto invertido”, ou seja, de Z a A. O caráter duvidoso do critério ganhou força por um detalhe: o prefeito da cidade se chama Waldemir Caetano.

Não bastasse a medida, que fez com que o prefeito fosse um dos primeiros a receber seu vencimento, um decreto do Executivo, motivado pela repercussão negativa da decisão, proíbe que os servidores públicos tratem de “assuntos particulares de qualquer natureza, inclusive salariais” durante o expediente. Até o dia 20, os 216 funcionários municipais presenteados com os nomes mais próximos ao início do alfabeto ainda esperavam pagamento. De acordo com a assessoria da prefeitura, alguns deles foram pagos nesse mesmo dia, e todo o pagamento do funcionalismo será regularizado já em agosto.

A assessoria do município admitiu ao Terra ainda, que houve “erro” na escolha do critério de pagamento, procedimento do qual o prefeito não teria tomado conhecimento. A decisão teria sido tomada tão somente pelos departamentos de Recursos Humanos e Financeiro, do qual dois servidores, apontados como responsáveis pelo “erro”, já foram demitidos.

Perguntada pela reportagem sobre um possível atentado à liberdade de expressão no decreto do prefeito, a assessoria respondeu que o texto coíbe apenas manifestações durante o horário de trabalho. “A prefeitura entende que o tratamento desses assuntos (particulares e salariais) prejudica os trabalhos e o próprio atendimento à população. O texto considera o direito constitucional do cidadão de se manifestar. Líderes sindicais frequentavam constantemente o ambiente de trabalho para conversar, e a prefeitura entende que isso prejudica a população”, justificou a assessoria.

Por

Nenhum comentário: