Esquerda Digital

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fim (de semana) de Palocci nas Redes Sociais (?)

Car@ internauta, o objetivo deste texto é mostrar como foi um final de semana nas redes sociais para um importante ministro do governo Dilma, assim como foi no governo Lula, o sr. Antonio Palocci Filho.
Sobre a estratégia de comunicação a ser adotada e a análise da conjuntura política refletida com as acusações sobre Palocci, não vou me atrever a chover no molhado, pois parece meio óbvio.
Resumindo: serve como gancho para abrir suspeitas sobre a campanha eleitoral de 2010, passando pela necessidade de paralisar o governo Dilma e gerar uma crise política na base governista no congresso nacional, com vistas às eleições de 2012, ante sala da sucessão presidencial de 2014; e neste momento, deixando o governo refém nas negociações de temas importantes para o país, como o Código Florestal e a Reforma Política, sem contar a ocupação de postos estratégicos na máquina governamental.
Até aí tudo certo e legítimo, o jogo é jogado e o lambari é pescado, o que vale é a correlação de forças no congresso e de que forma e com quem ela é construída (painel da Câmara e Senado ou movimentos sociais). É uma questão de opção e muitas vezes de prioridade na agenda da política pública do governo.
No caso dos movimentos sociais e de movimentos da sociedade civil, quanto mais organização e poder de mobilização melhor, pois o painel da Câmara e do Senado já tem sua dinâmica, o voto. E aí o governo precisa de governabilidade e muito samba no pé.
Sobre outras questões analíticas sugiro o texto do Rodrigo Vianna (@rvianna) “Palocci e as escolhas de Dilma”.
Vamos aos números e suas telas na ferramenta de monitoramento de redes sociais Planeta MPI. A análise técnica compreende o período entre o dia 20 de maio (sexta-feira), à partir das 15h e 22 de maio de 2011(domingo) até às 16h55.
Tela de abertura do Planeta MPI com análise do termo “Palocci” entre os dias citados
Selecionamos algumas citações no Twitter e Facebook que, dentro deste recorte, exemplificam muito bem aquilo que reflete a Analise de Sentimento apurado neste fim de semana.
Recorte da Análise de Sentimento do termo “Palocci” no Facebook.
Recorte da Análise de Sentimento do termo “Palocci” no Twitter.
Parte do relatório gerado pelo sistema Planeta MPI para averiguação do termo “Palocci”
nas redes sociais.
Vale ressaltar que não cruzamos o termo pesquisado com outros.

Total de Menções dia 20/05 - 8.068
Total de Menções dia 21/05 - 20.780
Total de Menções dia 22/05 - 8.116 (até 16h55)
Total de Menções no Período: 36.964 -
Sentimento: 85,93% negativo, 3,7% neutro e 10,37% positivo
Indicador de aceitação nas redes sociais de 0 a 100 = 11
Ao analisar as manifestações, notam-se quatro tipos de ação nas redes sociais:
  1. Recall do caso Francenildo: muito fresco na memória de todos e propagado, por exemplo, pelo respeitado, odiado e amado @blogdonoblat. Isto dá um caldo na consolidação da imagem negativa do Palocci, PT, governo e Dilma.
  2. Trolls: a tropa de trolls tucanos, já identificados com os seus perfis no twitter, assim como os seus blogueiros limpos e cheirosos Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo, sem contar é claro a Catanhede. Cadê o Mainardi?
  3. Maioria: a grande maioria de internautas que se expressam sobre o tema nas redes sociais que formam, estes sim, a preocupação central de qualquer estratégia de comunicação.
  4. A culpa do Zé Dirceu: uma cortina de fumaça onde tudo que acontece de crise política no Brasil ou no mundo a culpa é sempre do Zé Dirceu, procuram e estimulam a existência do “fogo amigo” com a intenção de gerar instabilidade no PT (o que não é muito dificil) e no governo, pauta predileta de muitos articulistas.
O essencial é nos debruçarmos e analisar a quem interessa essa crise. Segue o excelente texto do Tijolaço “Uma colônia se faz com mentes colonizadas”. Fica a pista também se a Folha de São Paulo mentiu ou cometeu um crime juntamente com servidores e dirigentes do governo da capital paulista. Tudo sempre alimentado pela Folha, Estadão, Veja, Globo e seus associados do instituto Millenium
A militância política nas redes sociais, seja de situação, seja de oposição a determinado tema, tem um papel importante neste tipo de processo. A forma como cada uma delas se comporta em um episódio como este, envolvendo o ministro-chefe da Casa Civil, depende do tipo de papel desempenhado pelo PT, legenda que encabeça a coalizão governista e ao qual são filiados tanto Palocci quanto Dilma. Aí, nota-se que está longe de acontecer, por descaso ou incompreensão, qualquer estratégia do partido voltada à interação e compartilhamento com as redes sociais.
Acredito também que uma relação transparente com a blogosfera só traria contribuições positivas ao PT. Uma sugestão, aliás, foi postada no Twitter por Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania (@eduguim, blogueiro sujo, é claro): “Que tal o ministro Palocci falar aos blogueiros? Garanto que a entrevista poderia ser dura, mas seria honesta”.
E para não dizer que todo o governo é surdo, vale prestar atenção ao esforço do Ministério das Comunicações junto às redes. E, mais recentemente ainda, no sábado (21), o ministro da Saúde Alexandre Padilha concedeu uma entrevista coletiva a alguns blogueiros com a pauta saúde pública.
Só para lembrar à direção do PT, o governo e demais lideranças: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a oposição têm estratégia para as redes sociais. Quem tem dúvidas a respeito pode ler o artigo do Luiz Carlos Azenha – "FHC, o Facebook e a “coalizão de vontades".
Antecipar-se aos fatos e produzir respostas rápidas, com transparência e participação, é essencial. Profissionais de comunicação que entendem de fato a internet e as redes sociais sabem que a mentira na rede tem perna curta, muito curta. Como disse uma vez o amigo Antonio Arles (@aarles) , “na rede se faz, na rede se paga”.
Sem transparência e com lentidão nas respostas, as redes sociais tornam-se terreno pantanoso para a propagação de uma opinião. Por mais que as explicações sejam dadas pelo ministro à Procuradoria Geral da República (PGR), para o senso comum, o dano provocado à imagem de Palocci é irreversível no curto prazo.
Agora, quem ainda acha que este é só um problema do Palocci está completamente enganado. Neste momento, na rede, a relação deste fato com o governo, o PT, e a imagem da presidenta Dilma é direta. Ela e Palocci aparecem mais do que colados, pelo que se lê na Análise de Sentimento apresentada acima. O que está tudo junto e misturado fica, a cada dia que passa, mais consolidado.
#FicaaDica
Para os governos municipais, estaduais, federal, parlamentares, programas governamentais e todo o poder público, a melhor estratégia de comunicação numa sociedade em rede é a transparência e a participação.
E segue o baile... como se dizia no meu tempo de Santa Maria (RS).
@Juanpessoa foi da Coordenação Política de Redes Sociais da campanha Dilma Presidente, membro da Rede Social MobilizaçãoBR e é diretor executivo da MPI Comunicação Digital no Rio de Janeiro. Escreveu este post especialmente para o Na Rede, da Rede Brasil Atual
By: MobilizaçãoBR

Um comentário:

Adriano Couto disse...

Parbéns pelo blog, já estou seguindo, convido-te a visitar e seguir meu blog Opinião & Cia (http://www.opiniocia.blogspot.com)

Saudações Socialistas