Esquerda Digital

domingo, 22 de maio de 2011

Campanha na Argentina experimenta " fator" Lula

Candidatos à Presidência incorporam ideias como o Fome Zero e o Conselhão
Para atrair o eleitorado à esquerda, Eduardo Duhalde e Ricardo Alfonsín aproximam imagem à do brasileiro

Para tentar vencer nas urnas a presidente Cristina Kirchner, a oposição da Argentina utiliza como receita eleitoral o sucesso do Brasil sob Lula, motivo de admiração entre os argentinos.
Dois dos principais pré-candidatos à eleição presidencial de outubro já fazem campanha utilizando propostas lulistas.
Ricardo Alfonsín (UCR), 59, e Eduardo Duhalde (União Popular), 69, querem desenvolver na Argentina programas sociais inspirados na gestão de Lula, como o Fome Zero, e adotar medidas econômicas como as desenvolvidas no Brasil, que permitiram ao país crescer e tornar-se uma referência no cenário internacional.
Além de repetir a estratégia dos candidatos à Presidência do Peru, que prometem governar seguindo a cartilha do ex-presidente, Alfonsín e Duhalde buscam ainda identificação à esquerda, espectro político associado ao governo Kirchner.
Mas não só por isso: Lula, depois do presidente dos EUA, Barack Obama, é o líder estrangeiro mais bem avaliado na Argentina, segundo pesquisa de opinião divulgada recentemente.
A presidente Cristina Kirchner ainda faz mistério, mas deve se candidatar à reeleição. Sua gestão -assim como a do seu marido e antecessor, Néstor Kirchner (2003-07)- é criticada por adotar políticas radicais que deixaram a Argentina próxima de países como Venezuela, Bolívia e Equador e distante de exemplos considerados bem-sucedidos, como Brasil, Chile e Uruguai.
É nessa diferença que aposta a oposição.
O Comitê Nacional da UCR (União Cívica Radical), partido de Alfonsín, elabora atualmente o plano de governo do candidato.
Segundo disse à Folha Agustín Campero, um dos coordenadores de campanha, uma das principais propostas de Alfonsín é organizar um "conselhão" nos moldes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, criado por Lula no início de seu governo.
"O objetivo é desenvolver políticas estratégicas, minimizando as tensões e buscando coincidências", diz.
A área social é o ponto em que Alfonsín e Eduardo Duhalde têm mais coincidências em relação ao espólio de Lula.
Ambos querem criar na Argentina uma espécie de Fome Zero para tentar aplacar a pobreza no país.
Estima-se que atualmente 30% dos argentinos estejam abaixo da linha da pobreza, embora o governo diga que o índice seja de 9%.
Ex-presidente que dirigiu o país após a crise de 2001, Duhalde (União Popular) é um antigo admirador de Lula. Em 2003, após passar a faixa presidencial a Néstor Kirchner (morto em 2010), ele deixou a Argentina de férias no avião do brasileiro, que viajou a Buenos Aires para a transmissão do cargo.
Duhalde lançou no mês passado o livro "De Tomás Moro al Hambre Cero" (de Thomas Morus ao Fome Zero), com prólogo assinado por Lula, em que apresenta o programa como a principal solução para combater a fome no país.
Lançado por Lula em 2003, o Fome Zero não decolou, sendo substituído depois pelo Bolsa Família, o programa social de maior êxito em seu governo.
"Lula é muito relacionado ao combate à pobreza e é apontado como o responsável por transformar o Brasil numa potência internacional. Isso impressiona muito o argentino", disse à Folha Roberto Lavagna, ex-ministro da Economia de Kirchner e candidato à Presidência derrotado na última eleição.
Lucas Ferraz
By: Falha
Postado também nos blogs : Blog do Saraiva e no Com texto livre

Nenhum comentário: