Esquerda Digital

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Kassab tem a pior avaliação em quatro anos

Prefeito tem menor aprovação em 4 anos
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A aprovação à gestão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), atingiu seu menor índice em quatro anos, mostra o Datafolha.

Segundo pesquisa realizada na última quinta-feira, 24% dos paulistanos avaliam a gestão Kassab como ótima ou boa (margem de erro de três pontos percentuais).

Desde março de 2007, quando Kassab obteve taxa de aprovação de 15%, o índice não era tão baixo.
O prefeito assumiu o governo em 2006 após José Serra (PSDB) renunciar para ser candidato a governador.

Pouco conhecido, Kassab teve índices ruins no início do mandato, mas chegou a 61% de ótimo e bom durante a campanha de 2008.

Desde aquela eleição, no entanto, sua avaliação registrou tendência de queda.

Nos últimos cinco meses, Kassab conseguiu reduzir a reprovação à sua gestão, mas não conseguiu conter a queda da aprovação. O resultado é que o percentual dos que o avaliam como regular atingiu o maior índice histórico.

Em março, na temporada de chuvas (e de enchentes), o Datafolha apurou que 43% apontavam o governo municipal como ruim ou péssimo, 27% diziam que era regular e 29% achavam ótimo ou bom.

Agora, com o prefeito envolvido na criação de seu novo partido (o PSD) e a área da saúde em crise com o fechamento de vagas em hospitais, a reprovação a Kassab caiu para 32% e o índice de regular subiu para 41%.

Saúde, inclusive, é apontada por 25% dos paulistanos como o setor em que Kassab vai pior. O melhor desempenho é na educação, mostra o Datafolha, para 10% dos moradores de São Paulo.

A aprovação a Kassab teve queda em todas as faixas etária e de renda, mas de forma mais acentuada entre os mais pobres, com renda familiar de até dois salários mínimos. Nesse estrato, o índice caiu oito pontos desde março e chegou a 19%.

Extraído do blog O Esquerdopata

Nenhum comentário: