Esquerda Digital

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Haddad critica morosidade em obras do metrô de SP

O candidato do Partido do Trabalhadores (PT) a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (8) que o cronograma previsto para a entrega da linha 6 do metrô inviabiliza a candidatura da cidade para sediar a Exposição Mundial de 2020.

Durante campanha na zona norte, Haddad criticou o modelo de parceria entre a prefeitura e o Metrô, que para o candidato só olha para os interesses da iniciativa privada. "A pareceria não pode significar apenas o repasse do recurso, tem de ser sentar à mesa e discutir. O plano de obras do metrô tem de atender também ao interesse da prefeitura".

O candidato lembrou que Pirituba, na zona norte, deve abrigar um centro de convenções que pode receber o evento, mas a entrega da estação de metrô prevista para o bairro aparece na terceira etapa da linha 6, e não na primeira, que deve ser concluída em 2017. "Se não adiantarmos, vamos perder a disputa para trazer a exposição", afirmou em discurso a moradores do bairro.

Em entrevista a imprensa, Haddad destacou a necessidade de pensar melhor os recursos e prometeu direcionar veras municipais e recorrer ao governo federal para viabilizar a antecipação.

"Estou me comprometendo a sentar com o governador do Estado e, se for o caso, trazer recursos, seja da prefeitura seja do governo federal, para que a estação Pirituba seja incluída na fase um", afirmou.

Realizada a cada cinco anos, a exposição é considerada um dos eventos mundiais mais importantes em termos de impactos econômicos e culturais. A última foi realizada em Xangai, na China, em 2010.

Com informações da Folha / Vermelho

Nenhum comentário: